São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ditador do Egito visitará SP e Brasília

DA REPORTAGEM LOCAL

O ditador do Egito, Hosni Mubarak, tido como o líder árabe mais influente, aceitou convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e prepara visita a Brasília e São Paulo.
A viagem de Mubarak, confirmada pela Embaixada do Egito e por fontes do governo brasileiro, está agendada pelo Itamaraty para o final de julho, mas está sujeita a ajustes.
A decisão do ditador de finalmente aceitar convite formulado ainda no primeiro mandato de Lula sucede o apoio do Brasil ao controverso candidato do Cairo à direção da Unesco, o ministro egípcio da Cultura, Farouk Hosny.
A escolha do Itamaraty causou polêmica, já que um candidato brasileiro -Márcio Barbosa, atual vice-diretor da Unesco- está na disputa. O egípcio também enfrenta resistência por ter dito, em 2008, que queimaria livros em hebraico.
O ministro alega que suas declarações foram tiradas de contexto e se diz defensor do diálogo entre culturas e religiões. Há duas semanas, Israel retirou seu veto a Hosny.
(SAMY ADGHIRNI)


Texto Anterior: Abbas admite impotência diante de Israel
Próximo Texto: Resistência do Brasil a tratado antibombas de dispersão é criticada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.