São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul terá sistema especial de segurança

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Os países do Mercosul decidiram em comum acordo que será implantado um sistema de segurança especial no próximo dia 11 de setembro, data que marca o primeiro aniversário dos atentados terroristas contra os EUA.
Representantes de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, com a adesão do Chile (participante sem direito a voto), participam de reunião que acaba hoje em Porto Alegre.
O Brasil é representado pelo seu secretário de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho, que sustenta a necessidade de reforçar a proteção a possíveis alvos, como prédios de embaixadas e de organizações religiosas.
Os EUA suspeitam de que, na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, haja organizações ligadas a grupos terroristas islâmicos.
No entendimento do representante brasileiro, a região não seria alvo de alguma organização terrorista, mas poderia ser palco da ação de alguma pessoa que, isoladamente, tenha simpatia por alguma causa extremista.


Texto Anterior: Financiamento ao terror continua
Próximo Texto: EUA desistem de limitar vôos em 11 de setembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.