São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na TV, líder antiguerra diz que Bush "mentiu"

DE NOVA YORK

Cindy Sheehan, a mãe de um soldado morto no Iraque que lançou a maior onda de protestos até agora contra a ação militar dos EUA, surgiu ontem em comerciais na CNN e na Fox News em que acusa o presidente George W. Bush de ser mentiroso.
"Quantos soldados mais terão de morrer até que nós digamos que basta?", pergunta a ativista no comercial de um minuto.
Na aparição na TV, Sheehan, 44, que lançou uma vigília em frente ao rancho no Texas onde Bush passa férias, olha diretamente para a câmera, exigindo uma audiência com o presidente para pôr fim à guerra. "Você mentiu para nós e, por causa das suas mentiras, meu filho morreu."
O anúncio foi pago por uma associação de familiares de soldados mortos na guerra fundada pela própria Cindy. Segundo uma das pessoas que cuidam da infra-estrutura do acampamento no Texas, o grupo já coletou mais de US$ 100 mil apenas em doações.
O comercial já era veiculado em Waco, cidadezinha perto de Crawford, onde fica o rancho de Bush. Nas últimas semanas, o grupo levou o vídeo ao ar em locais onde o presidente estava, como em Idaho. Pela primeira vez a peça chegou a cadeia nacional.
Até agora, já houve dois casos de censura. Uma filiada da rede ABC em Salt Lake City e uma da CBS em Boise se recusaram a veicular o anúncio. Uma disse que seus telespectadores poderiam considerá-lo ofensivo; a outra, que a peça é "incompatível com seu público". (PEDRO DIAS LEITE)


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Aumentam tensões entre xiitas e sunitas
Próximo Texto: Análise: EUA já reduzem expectativas sobre o Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.