São Paulo, domingo, 30 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expoente democrata, Ted Kennedy é enterrado

Funeral de senador reuniu Obama e três ex-presidentes

DA FRANCE PRESSE

O senador democrata Ted Kennedy, um dos mais influentes membros do Legislativo americano e patriarca de uma família que marcou a história recente dos EUA, foi enterrado ontem no cemitério de Arlington, perto de Washington.
Ted Kennedy ficará ao lado dos túmulos de seus dois irmãos assassinados nos anos 60, o presidente John Fitzgerald Kennedy e o pré-candidato à Casa Branca Robert Kennedy.
O enterro encerrou homenagens fúnebres iniciadas horas antes em Boston, Massachussets, estado onde Ted Kennedy morreu na terça-feira aos 77 anos, vítima de um tumor no cérebro detectado em 2008.
Antes de ser levado de avião até Washington, o caixão ficou três horas na Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, numa cerimônia marcada pela presença do presidente Barack Obama e três antecessores -o republicano George W. Bush e os democratas Bill Clinton e Jimmy Carter.
O funeral católico também teve participação do premiê irlandês, Brian Cowen, e de celebridades como o ator Jack Nicholson e o tenor Placido Domingo, que cantou.
"O mundo se lembrará de Ted Kennedy como o defensor dos pobres, a alma do Partido Democrata e o Leão do Senado dos EUA", disse Obama, que interrompeu suas férias para comparecer às homenagens. O presidente teve o apoio de Kennedy nas primárias de 2008.
Ícone da ala progressista, Ted Kennedy, em seus 46 anos no Senado, teve uma atuação destacada na aprovação de leis sobre sistema de saúde, direitos civis e imigração.


Texto Anterior: Divergências desafiam favoritos no Japão
Próximo Texto: Ataque duplo: Caminhões-bomba deixam ao menos 16 mortos no Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.