São Paulo, domingo, 30 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATAQUE DUPLO

Caminhões-bomba deixam ao menos 16 mortos no Iraque

DA REDAÇÃO

Dois atentados a bomba deixaram pelo menos 16 mortos e mais de 50 pessoas feridas ontem, no Iraque.
O mais grave aconteceu por volta das 8h, quando um caminhão com explosivos se dirigiu contra uma delegacia no vilarejo de Hamad, perto de Tikrit, norte de Bagdá, matando 12 pessoas -entre elas, seis policiais.
Alguns policiais chegaram a atirar e tentaram fazer com que o motorista desviasse, mas sem sucesso. Além das mortes, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas.
A explosão atingiu não somente a delegacia como também algumas casas e lojas próximas. Após o ataque, as forças de segurança fecharam os acessos ao vilarejo.
O outro atentado a bomba aconteceu perto de um mercado popular na cidade de Sinjar, cerca de 400 km ao norte de Bagdá. Um caminhão que estava estacionado explodiu. Ao menos quatro pessoas morreram, e 23 ficaram feridas.
Na mesma cidade já havia ocorrido um duplo atentado suicida neste mês, que deixou 21 pessoas mortas.
O recente incremento na onda de ataques no Iraque põe em xeque a capacidade do governo do país de garantir a segurança após a saída das tropas dos EUA -que desde julho não podem mais patrulhar as cidades do país e cuja retirada final deve ocorrer até 2011.
O mês de agosto, com mais de 260 mortos em atentados, já é o mais violento neste ano. Há dez dias, ataques em Bagdá deixaram 95 mortos -o dia mais sangrento no país em um ano e meio.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Expoente democrata, Ted Kennedy é enterrado
Próximo Texto: Reforma de Obama reacende "guerra cultural" nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.