São Paulo, quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAZ NO ORIENTE MÉDIO

Egito vê avanço na posição de Israel para reatar negociações

DO ENVIADO ESPECIAL AO CAIRO

Em meio a sinais de intensa articulação de bastidores para a retomada do processo de paz, o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, se reuniu ontem no Egito com o presidente Hosni Mubarak.
O pouco que foi revelado da conversa de três horas entre os dois líderes serviu para reforçar as indicações dos últimos dias de que Israel e EUA estão preparando um plano para reiniciar as negociações com os palestinos.
"Não posso entrar em detalhes, mas o premiê discutiu posições que superam o que ouvimos deles em muito tempo", disse o chanceler egípcio, Ahmed Bul-Gheit.
Ele acrescentou, porém, que o Egito deixou claro que sem a suspensão das colônias judaicas em territórios palestinos dificilmente as negociações poderão ser retomadas. Anteontem, Israel anunciou novas construções em Jerusalém Oriental.
Jornais da região têm noticiado indícios de que israelenses e americanos estão prestes a finalizar uma fórmula para reavivar o processo de paz, parado há um ano.
O mais forte foi trazido pelo ex-ministro da Justiça israelense Yossi Beilin, um dos arquitetos dos acordos com os palestinos. Segundo ele, a fórmula aceita em princípio pelo premiê teria como base negociação de 24 meses para estabelecer o Estado palestino nas fronteiras de 1967.
Segundo a agência France Presse, o enviado dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, entregará cartas de compromisso com princípios da negociação em uma visita à região prevista para janeiro. (MARCELO NINIO)


Texto Anterior: Análise: É situação extrema, sim, chanceler
Próximo Texto: China executa britânico e repele críticas internacionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.