São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Egito fracassa em mediar diálogo palestino

DA REDAÇÃO

Fracassou ontem a primeira tentativa do ditador egípico, Hosni Mubarak, de mediar a disputa entre aos partidos palestinos rivais Fatah e Hamas pelo controle da fronteira entre a faixa de Gaza e o Egito.
A crise foi desencadeada há uma semana, quando militantes do Hamas, que controlam a faixa de Gaza desde junho passado, explodiram o muro que separa as partes egípcia e palestina da cidade de Rafah, permitindo a uma multidão de palestinos romper mais de seis meses de bloqueio israelense para se abastecer no Egito de alimentos e outros produtos.
Depois de autorizar por três dias o livre fluxo de pessoas e mercadorias, Mubarak, sob pressão de Israel e EUA, vem tentando fechar novamente a fronteira. Ele busca um acordo entre o Fatah, grupo secular do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o islâmico Hamas para ajudar as forças egípcias a controlar a fronteira de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de palestinos.
Depois de se reunir com Mubarak, Abbas descartou ontem negociar o controle de Gaza com o Hamas, que chamou de "partido ilegítimo" e "golpista". "Não vamos aceitar nenhum acordo sobre fronteiras", insistiu o presidente, numa referência a acordos internacionais assinados antes da tomada de Gaza pelo Hamas que conferem à ANP a autoridade sobre a área.
O enviado do Hamas ao Cairo, Mahmoud Zahar, que será recebido hoje por Mubarak, também descartou negociar. "Falar em compartilhar as responsabilidades [sobre Gaza] contradiz a realidade. E a realidade é que existe um governo legítimo", disse Zahar, numa referência à vitória do Hamas nas eleições legislativas de 2006. Depois do pleito, disputas sobre a repartição de poder resultaram em confrontos entre os dois partidos, culminando com a batalha de junho passado, quando o Hamas expulsou as forças do Fatah de Gaza e assumiu o controle da faixa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Relatório critica militares de Israel e poupa Olmert
Próximo Texto: Italiano tentará formar governo tampão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.