UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choques no sul provocam morte de 30 iraquianos

DA REDAÇÃO

As forças britânicas anunciaram ontem ter matado cerca de 30 militares iraquianos e prendido outros 30 na região de Basra (sul do Iraque), após choques contra tropas leais a Saddam Hussein. Um dos mortos seria um coronel da Guarda Republicana -um soldado britânico também morreu no enfrentamento.
O Reino Unido chegou a dizer que prendera no conflito um general -seria o prisioneiro de guerra de mais alta patente até aqui-, mas depois acabou desmentindo a informação.
Apesar de as tropas da coalizão terem anunciado que cercaram Basra, a situação nos arredores da cidade continua complicada. Além do Exército, forças paramilitares seguem lutando contra os britânicos.
Os norte-americanos, por sua vez, enviaram mais tropas a Nassiriah, também no sul, para proteger as rotas de suprimentos, alvos de ataques nas últimas 72 horas.
Já no porto de Umm Qasr, perto da fronteira com o Kuait, as forças da coalizão, que contrataram um grupo de iraquianos para trabalhar para elas, dizem estar tentando reestruturar a cidade.


Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA retomam ataques rumo a Bagdá
Próximo Texto: Para os EUA, guerra seria mescla dos ataques de 1991 e 2001
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.