UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-chanceler britânico pede saída de tropas

DA ASSOCIATED PRESS

Robin Cook, ex-chanceler e ex-líder do governo no Parlamento do Reino Unido, exortou o premiê Tony Blair a retirar as tropas britânicas do Iraque e disse que se trata de uma "guerra sangrenta e injusta", em artigo publicado ontem no tablóide "Sunday Mirror".
Cook, que deixou o governo em 17 de março último, acusou Washington de não saber mais o que fazer ante o fracasso de sua tentativa de travar uma guerra rápida.
Ele afirmou que haverá um "legado de ódio contra o Ocidente se os iraquianos continuarem a sofrer os terríveis efeitos" da guerra.
O porta-voz da Chancelaria britânica, Mike O'Brien, criticou Cook. "Não creio que possamos pedir o retorno de nossos soldados, deixando Saddam Hussein no poder. Ele continuará a cometer atrocidades", declarou.
Mais tarde, porém, Cook pareceu mudar de idéia. "Não sou favorável a abandonar o campo de batalha. Neste ponto das operações, não podemos nem pensar em deixar Saddam no poder", disse Cook à BBC.

Texto Anterior: Suicida abre a porta à guerra santa
Próximo Texto: Brasil não teme represália, diz Amorim
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.