São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Argentina, crise faz Cristina cancelar viagem

ADRIANA KÜCHLER
DE BUENOS AIRES

Diante da crise com o setor agropecuário, a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, cancelou a viagem que faria nesta quarta-feira ao Reino Unido para participar de um encontro de líderes progressistas, informou a imprensa local. O governo não confirmou a informação.
O locaute rural, que completou 18 dias ontem, foi uma reação ao aumento de impostos sobre a exportação de grãos pelo governo. Produtores suspenderam a venda de alimentos e bloquearam estradas do país, gerando desabastecimento.
A viagem de Cristina era esperada, já que uma de suas principais promessas de campanha foi reinserir a Argentina no cenário internacional. A presidente ainda pode viajar à França, onde tem reunião marcada com o presidente Nicolas Sarkozy na próxima segunda.
Representantes do governo voltarão a se reunir com líderes agropecuários hoje. O bloqueio das estradas, suspenso na sexta, foi retomado diante do que os líderes do locaute qualificaram como "promessas de escassa consistência" do governo.
Ontem, o ministro do Interior, Florencio Randazzo, divulgou um comunicado convocando ao diálogo. "Lamento profundamente que, poucas horas depois de iniciado o diálogo, resolva-se voltar a bloquear as estradas, medida que só leva a que faltem produtos básicos para crianças e idosos."
Em resposta, os ruralistas informaram que irão "flexibilizar" a circulação de produtos lácteos e perecíveis.
Um duro discurso de Cristina contra o locaute, na última terça, gerou três noites de panelaço em Buenos Aires. Segundo pesquisa divulgada pelo jornal "Perfil", 47,5% dos consultados acham que o protesto foi reação ao estilo político da presidente.


Texto Anterior: Bolívia enfrenta greves nos setores de gás e transportes
Próximo Texto: Para SIP, Chávez nega acesso à informação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.