UOL


São Paulo, sábado, 31 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

57% rejeitam medida

Maioria dos peruanos é contra emergência

DA REDAÇÃO

A maioria dos entrevistados em uma pesquisa de opinião divulgada ontem no Peru desaprova o estado de emergência decretado pelo presidente Alejandro Toledo na última segunda-feira.
Segundo levantamento do instituto Apoyo, a partir de entrevistas com 416 pessoas em Lima, 57% dos entrevistados são contra a medida e 39% são a favor.
O governo baixou a medida diante da escalada dos protestos e dos bloqueios de estradas realizados por grevistas dos setores de saúde, educação, agricultura e do Poder Judiciário, que exigem melhores salários e menos impostos.
O estado de emergência, válido por 30 dias, restringe a liberdade de movimento e de reunião e permite a prisão de manifestantes e a entrada em domicílios sem permissão judicial.
Segundo a pesquisa, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais, 71% dos entrevistados aprovam as greves e os protestos.
Ontem, o governo admitiu a possibilidade de suspender o estado de emergência se a situação se acalmar. O presidente Toledo cancelou viagem aos EUA marcada para a semana que vem.
Anteontem, um estudante morreu em Puno (sul), e dezenas ficaram feridos nos últimos dias. Ontem, houve protestos na cidade, onde foi declarado luto.
Toledo, 58, tomou posse em 2001 com uma taxa de aprovação próxima aos 60%. Segundo o instituto Apoyo, sua popularidade despencou para apenas 15 %.
Ao assumir, ele prometeu instalar no país uma "economia de mercado com rosto social". Em dois anos, o Peru saiu da recessão em que se encontrava -motivada, entre outros motivos, pela desestabilização política do final do governo Fujimori- e cresceu 5,2% em 2002, a maior taxa da América Latina.
Mas, segundo analistas, a população não sentiu os efeitos desse crescimento e continua a enfrentar sérios problemas econômicos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Itália: Jornalistas fazem greve contra pressão política
Próximo Texto: Vida de príncipe: William concede rara entrevista
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.