São Paulo, sábado, 31 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam pode ter infecção na próstata

DA FRANCE PRESSE

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein está sofrendo de uma infecção crônica da próstata, mas exames preliminares indicam que não é câncer e que ele pode enfrentar julgamento, afirmou ontem o ministro do Iraque de Direitos Humanos, Bajtiar Amín.
"Para estar 100% seguro [de que não tenha câncer], seria necessário fazer uma biopsia", disse o ministro, que visitou o ex-ditador no último sábado e falou com seus médicos. Segundo Amín, Saddam está sendo tratado com antibióticos.
Amín informou ainda que Saddam tem uma hérnia, mas não especificou de que tipo. "Também tem um pequeno problema com um de seus olhos e problemas de tensão dos quais está sendo tratado", acrescentou.
Saddam Hussein, 67, foi capturado por forças americanas em dezembro e permanece em um lugar secreto, sob a guarda dos EUA. A custódia legal do ex-ditador é do Iraque.
Ainda não há data marcada para seu julgamento no Iraque. Apesar dos problemas de saúde, o ex-ditador está apto a enfrentar o tribunal, segundo Amín. "[Saddam] está sendo muito bem atendido na prisão e caminha bem. Parece estar normal e não ter problemas."
"Há um centro de saúde na prisão com um médico de guarda e um psicólogo que passa a cada duas semanas. Uma vez ao mês, é submetido a um exame médico", disse.


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Em visita-surpresa, Powell promete acelerar ajuda
Próximo Texto: Protesto em favor de seqüestrados detém ônibus de turistas na Índia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.