São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FURACÃO

Para fugir do Gustav, 1 milhão deixa suas casas nos EUA

DA REDAÇÃO

Cerca de 1 milhão de pessoas na costa do golfo do México, sul dos Estados Unidos, deixaram suas casas para fugir do furacão Gustav -antes mesmo de receberem ordem oficial. Segundo meteorologistas, o Gustav pode atingir amanhã o Estado da Louisiana -assim como Katrina, que, três anos atrás, matou mais de 1.800 pessoas, 1.577 delas só nesse Estado. Já declararam estado de emergência Louisiana, Texas, Alabama e Mississippi.
O Gustav atingiu ontem Cuba com ventos de 240 km/h e força de categoria 4, numa escala de 1 a 5. Mais de 200 mil habitantes da Província ocidental de Pinar del Río, próxima à capital Havana, foram levados a zonas de segurança. Na Província de Havana, 20 mil foram removidos. Ao passar pelo Caribe, o furacão matou até agora pelo menos 85 pessoas.
Meteorologistas do Centro Nacional de Furacões dos EUA surpreenderam-se com a velocidade com que Gustav tomou força. De uma tempestade tropical, tornou-se um furacão de categoria quatro em 24 horas. Hoje, pode atingir a categoria cinco, com ventos de mais de 250 km/h.
A cidade de Nova Orleans, Louisiana, que ainda se recupera do Katrina, já iniciou seu plano de contingência, com um pedido do prefeito para que as pessoas deixem suas casas. Nova Orleans criou 17 pontos improvisados para que pessoas sem meio de transporte possam pegar ônibus até o terminal rodoviário da cidade, de onde serão levadas a abrigos no norte do Estado.
O presidente George W. Bush, cuja imagem política nunca se restaurou desde sua fraca ação pós-Katrina, prometeu total apoio federal aos governadores de Louisiana, Texas, Alabama e Mississippi. Os republicanos estudam usar sua convenção para arrecadar fundos para as vítimas, informou a CNN.
Segundo a agência de emergências dos EUA, a Fema, o país está mais preparado hoje do que há três anos.


Com agências internacionais e "El País"


Texto Anterior: Bolívia: La Paz avalia usar força para conter violência
Próximo Texto: Ortega usa Justiça para monopolizar poder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.