São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na reta final, candidatos se lançam em maratona

Obama e McCain realizam 13 comícios em quatro Estados e focam economia

Candidato republicano passa por constrangimento ao chamar Joe, o encanador, durante comício em Ohio sem que ele estivesse por lá

JACK HEALY
DO "NEW YORK TIMES"

A cinco dias da eleição, as campanhas dos senadores Barack Obama e John McCain corriam em direção à linha de chegada, na quinta-feira, promovendo 13 comícios em quatro Estados disputados.
Ambas as campanhas estreitaram seu foco a um número cada vez menor de Estados, e persistem com suas mensagens sobre a economia em evento após evento. Os republicanos alertam sobre aumentos generalizados de impostos em caso de vitória democrata na disputa pela Presidência e se o partido obtiver maiorias confortáveis em ambas as casas do Legislativo. Os democratas dizem que seus oponentes favorecerão as grandes empresas e os ricos mas ignorarão as dificuldades da classe média. Enquanto McCain conta com o apoio de Joe, o encanador, Obama decidiu recorrer a dois astros de seu partido, o ex-presidente Bill Clinton e o ex-vice Al Gore.
Mas ontem, Joe, para surpresa de McCain, não estava à vista inicialmente. "Joe está conosco hoje", gritou McCain em meio ao frio de um comício a céu aberto na Defiance Junior High School, em Ohio. "Joe, onde está você? Onde está Joe? Joe está conosco hoje?" Nada. "Joe, eu pensei que você estivesse por aqui hoje", continuou McCain, perdendo visivelmente o entusiasmo. Nada. A multidão começou a cochichar. "Tudo bem", disse McCain ao perceber que Joe não estava mesmo presente.
"Todos nós somos Joe." (Joe apareceu mais tarde e fez campanha com McCain). Quanto a Obama, ele tinha planos de saltar da Flórida para dois outros Estados -Virgínia e Missouri-, na quinta-feira. Na noite de quarta, ele fez sua primeira aparição de campanha em companhia de Clinton, em Kissimmee, Flórida. Gore e sua mulher, Tipper, planejam fazer campanha por Obama naquele Estado na sexta-feira.
Ao retornar à Flórida, o antigo presidente e seu vice estão tentando reconquistar um Estado que tem importância especial para os democratas. Perder a Flórida e seus 27 votos no colégio eleitoral custou a vitória a Gore na eleição presidencial de 2000, entregando a Casa Branca a George W. Bush. Do lado republicano, McCain e Sarah Palin estão tentando repelir as incursões de Obama na Flórida e em outros Estados nos quais os republicanos têm vencido. Também estão investindo muito tempo e energia na Pensilvânia, ainda que a maioria das pesquisas aponte vantagem confortável para Obama naquele Estado.
Palin vai fazer dois comícios na Pensilvânia quinta-feira, e McCain conduzirá quatro eventos em Ohio -um Estado em que os republicanos têm a obrigação de vencer. No gélido comício que fez na cidade de Defiance, McCain se inspirou no nome da cidade (desafio) e fez um ataque feroz às propostas tributárias de Obama.

Tradução de PAULO MIGLIACCI



Texto Anterior: Americanas
Próximo Texto: Na blogosfera, conservador perde espaço para "liberais"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.