São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na blogosfera, conservador perde espaço para "liberais"

Estrela em 2004, "Drudge Report" perde espaço conforme mídia foca democratas

Caos da campanha de McCain acaba por afastar o interesse dos jornalistas, e republicanos protestam contra inclinação a Obama

JOHN GAPPER
DO "FINANCIAL TIMES"

Na tarde da última quinta-feira, Matt Drudge anunciou em letras maiúsculas vermelhas na manchete principal de seu site, "The Drudge Report", a história da voluntária de John McCain que alegou ter sido atacada e mutilada em Pittsburgh, relato que posteriormente se revelou falso.
O caso foi o mais recente de uma série de instâncias em que Drudge não conseguiu recapturar a magia do passado, quando o "Drudge Report" exerceu um fascínio sem rival sobre a agenda da mídia. Ele passou os últimos 30 dias descaradamente escolhendo a dedo pesquisas cujos resultados favorecem John McCain, o que é recebido com escárnio ruidoso por blogs de apoio a Obama.
O declínio de Drudge faz parte de um deslocamento mais amplo da mídia americana, tanto velha quanto nova, em direção ao Partido Democrata. Diferentemente do que aconteceu nas duas últimas eleições, quando Karl Rove, o estrategista de Bush, explorou com maestria o tempo curto de atenção da mídia e seu amor pelo sensacional, o candidato republicano desta vez perdeu o afeto e o respeito da imprensa.
Boa parte da culpa por isso cabe a McCain, pelo fato de ele ter travado uma campanha caótica e desagradável, perdendo a calma e o bom humor. Isso ainda enfurece os republicanos, que estão convencidos de que a mídia está contra eles. Inúmeros jornais (incluindo o "FT") já declararam apoio a Obama. Nesta semana a revista online "Slate" revelou que 55 de seus profissionais pretendem votar em Obama, e um, em McCain.
Creio que, de fato, os republicanos têm razão em supor que a mídia atualmente esteja enviesada para a esquerda nos EUA, mas não pelo motivo óbvio. Isso se deve menos ao viés de jornalistas pertencentes à chamada "elite liberal" e mais ao desabamento da ordem estabelecida da mídia, desde o "New York Times" até Matt Drudge. A hegemonia de Drudge vem sendo solapada. Sua parcialidade enfureceu tanta gente, que sites de viés esquerdista, como o "Daily Kos", despontaram.
Ultimamente sua primazia na divulgação de notícias vem sendo roubada pelo "Huffington Post", um misto improvável de blogs de viés esquerdista, reportagem e agregação, que deixou o "Drudge Report" para trás em termos de tráfego na internet. Atraiu 4,5 milhões de usuários únicos em setembro, contra 2,1 milhões do Drudge. Enquanto o Drudge escolhe a dedo notícias que podem prejudicar Obama, o "Huffington Post" faz o contrário.
Essa deslocamento à esquerda online corresponde ao que vem acontecendo na TV a cabo, onde o canal de jornalismo de direita Fox News vem cada vez mais enfrentando sua imagem espelhada na MSNBC.

Tradução de CLARA ALLAIN


Texto Anterior: Na reta final, candidatos se lançam em maratona
Próximo Texto: EUA: A cara dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.