UOL


São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Bush e Hillary formam "casal" mais admirado

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente George W. Bush e Hillary Rodham Clinton finalmente estão juntos -os dois foram escolhidos o homem e a mulher mais admirados entre os norte-americanos, segundo pesquisa realizada pelo Gallup e divulgada nesta semana pela rede de TV CNN e pelo jornal "USA Today".
O presidente republicano e a ex-primeira-dama e senadora democrata pelo Estado de Nova York dificilmente estão do mesmo lado na maioria das questões políticas americanas. Ambos, no entanto, são alvo de uma percepção favorável do público doméstico.
Quando os entrevistados foram instados a apontar o homem que eles mais admiravam, Bush foi escolhido por 29%. O secretário Colin Powell (Estado) e o papa João Paulo 2º foram lembrados por 4% dos entrevistados. Já o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001), marido de Hillary, recebeu apenas 3% das indicações.
Entre as mulheres mais admiradas, Hillary foi escolhida por 16%, enquanto a apresentadora de TV Oprah Winfrey obteve 7%. A atual primeira-dama, Laura Bush, está logo atrás, com 6%.
A pesquisa usou perguntas espontâneas, ou seja, os entrevistados podiam escolher qualquer nome que desejassem.
O presidente é quase sempre o homem mais admirado em pesquisas desse tipo nos EUA, mas é comum que a primeira-dama não seja a mulher mais admirada.
A pesquisa entrevistou 1.004 adultos entre os dias 5 e 7 deste mês e tem margem de erro de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.



Texto Anterior: Festa afro-americana: "Feliz Kwanzaa", desejam afrodescendentes
Próximo Texto: Terremoto: Irã perde a conta do número de mortos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.