Índice geral Negocios
Negocios
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Ex-incubado vai de imaturo a ganhador de prêmio nacional

DE SÃO PAULO

Ao optar por incubar a Reason Tecnologia, de sistemas elétrico e industrial, no Celta (Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avan

çadas), em 1991, o empresário Guilherme Bernard, 47, só vislumbrou vantagens.

No decorrer da incubação, contudo, percebeu que o quadro não era tão perfeito. Ser visto como empreendedor iniciante quase o desmotivou. "Não conseguia demonstrar maturidade [porque estava] em uma incubadora."

Em reuniões com parceiros, exemplifica, teve dificuldades para destacar a solidez da empresa e a sua experiência como empresário.

Ainda que o processo incentivasse novas parcerias, pondera Bernard, a imagem era inevitavelmente a de uma empresa nova que ainda "usava fraldas".

Duas décadas depois, o preconceito deu lugar ao reconhecimento. "Enquanto há 20 anos a incubadora ressaltava o quanto uma empresa era embrionária, hoje mostra o quanto ela é inovadora", compara ele.

Mais madura, com dois escritórios no exterior e faturamento de R$ 24 milhões ao ano, a ex-incubada venceu o Prêmio Finep de Inovação em 2011, recebendo R$ 1 milhão para investimento em novas plataformas tecnológicas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.