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Ícone sensual das HQ nos anos 1960, Valentina é licenciada para o Brasil

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Musa dos quadrinhos para adultos e ícone dos anos 1960, a fotógrafa Valentina foi a rainha da sensualidade gráfica durante duas décadas. Surgiu como coadjuvante nas páginas da revista "Linus", em 1965, na Itália, e virou protagonista ao representar a emancipação feminina.

Criada por Guido Crepax (1933-2003), a heroína ganhou personalidade arrojada, em sintonia com as mudanças de comportamento que sinalizavam uma nova ordem política e social.

Nos anos 1970, os desenhos começaram a ser licenciados para o mundo. Agora, desembarcam por aqui pela Creative Licensing, que ficará responsável pelo uso de sua imagem em produtos fabricados no Brasil.

A Creative tem em seu catálogo personagens clássicos como Flash Gordon, Luluzinha, Popeye e Betty Boop.

O italiano Jairo Vilhora, 49, diretor da Crepax, empresa familiar que controla a obra de Guido, conta que procurava um agente por aqui quando conheceu Hugo Escalera, diretor da Creative que, apesar do nome, é nacional. "Queremos parceiros que priorizem design, moda e cultura", especifica Vilhora.

Produtos nos segmentos de confecção, calçados, estojos para iPad e notebook, cartões de crédito, papelaria, conteúdo de celular, cosméticos e higiene pessoal são bem-vindos. "Vamos usar a Valentina em campanhas publicitárias, assim como a Honda fez na Europa com a apresentação do Civic", adianta Escalera.

A expectativa da Creative é colocar no mercado 80 produtos com a imagem de Valentina até o fim do ano. Os royalties da licenciadora ficam entre 8% e 10%.

A marca de móveis gaúcha Schuster lançou recentemente linha de peças com as ilustrações. Nesse caso, a negociação foi feita diretamente com a família Crepax. "Desenvolvemos um móvel de bar, uma estante, um biombo e uma mesa lateral", detalha Mila Rodrigues, 39, diretora de criação da Schuster.

PEREGRINAÇÃO

No fim do mês, acontece em Paris exposição com os originais de Guido Crepax na Galeria Pirolet, na entrada do museu do Louvre. A mostra, que também conta com projeções e vídeos, chega a São Paulo no segundo semestre.

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