São Paulo, domingo, 02 de março de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANQUIAS

Acessórios lideram alta de 15,6% no ano passado

MARIANA IWAKURA
DA REPORTAGEM LOCAL

O setor de franquias fechou o ano de 2007 com o melhor o do ano anterior, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Os destaques foram os segmentos de acessórios pessoais e calçados, com 24,4% de acréscimo no faturamento, e de negócios, serviços e outros varejos, com 24,2%. Informática e eletrônicos, em terceiro lugar, faturaram 20,4% a mais.
O resultado do setor de acessórios e calçados é creditado ao aumento da exportação e a novas redes de franquias.
Os menores aumentos foram os dos segmentos de veículos, com crescimento de 4,4%; fotos, gráficas e sinalização (5,3%); e educação e treinamento (5,7%).
Para Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF, os segmentos de serviços, vestuário e hotelaria e turismo deverão continuar crescendo em 2008.

Redes
O número total de redes de franquias teve aumento de 18,2%. Destacou-se, novamente, o segmento de acessórios pessoais e calçados: entre 2006 e 2007, o número de redes do setor aumentou de 55 para 77, um incremento de 40%.
O maior gerador de redes de franquias é o Estado de São Paulo, com 51,8% das marcas.
Camargo destacou que está em ascensão o número de franquias com negócios no exterior. Atualmente, existem 52 marcas nacionais com atuação fora do Brasil, em países como África do Sul, Angola, Arábia Saudita, China e Polônia. "Até o fim do ano, 60 empresas vão exportar marcas", afirmou.


Texto Anterior: A caminho da regularidade
Próximo Texto: Entrevista - Mauricio de Sousa: Personagens vão abrir caminho para licenciamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.