São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOAS IDÉIAS

Instituto orienta empresas na prática de ações sociais

Por meio de consultoria, firmas associadas com porte variado aprendem a desenvolver projetos

MARIA CAROLINA NOMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para promover ações sociais não basta boa vontade. É preciso, antes de tudo, investir em planejamento e organização.
Essas são as premissas do ICE-MA (Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão), que orienta empresas maranhenses a promoverem ações de responsabilidade social.
Segundo Deborah Baesse, gestora do instituto, para articular esse trabalho são desenvolvidos programas como os de formação de líderes empresariais e sociais e a formação de um voluntariado corporativo.
Por meio de uma contribuição mensal de R$ 180, as empresas associadas recebem consultoria sobre como implementar as ações sociais pretendidas e desenvolver projetos.
Para Catharina Bacelar, diretora-executiva da CSA Consultoria, o principal benefício de ser associada ao ICE-MA foi a sistematização das atividades. "Nossas ações sociais eram feitas sem tratar a responsabilidade social como uma estratégia."
Segundo ela, o instituto também a ajudou a desenvolver um projeto próprio de construção de um abrigo para idosos.
Já o professor Cidinho Marques, diretor do Ceicoc-Yázigi de São Luís, comenta que o ICE-MA despertou o entusiasmo nos funcionários para as ações sociais e os orientou. "Não basta querer ajudar, é preciso um método", assinala.
Além de auxiliar as 53 empresas associadas de diferentes portes e segmentos, o ICE-MA cria espaços lúdicos como brinquedotecas. O objetivo é desenvolver ações socioeducativas e culturais utilizando a brincadeira como meio de diversão. "Cerca de 600 crianças são atendidas em um único bairro", afirma Deborah Baesse.


NA INTERNET -
www.icema.org.br



Texto Anterior: Boas idéias
Médico quer incentivar a leitura e obter lucro

Próximo Texto: Empreendedora pesquisa uso de material reciclável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.