São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010


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Representante oferece consultoria a lojas

DE SÃO PAULO

A percepção da dificuldade que o pequeno varejo tem para crescer incentivou a criação, por parte de atacadistas e entidades do setor, de iniciativas para a capacitação de mercados de bairro.
Uma delas é o programa Varejo Competitivo, voltado a lojas com até quatro caixas.
A ação, criada pela Abad em 2006, oferece cursos gerenciais e operacionais em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Em outro programa, para representantes comerciais de distribuidores credenciados, os participantes aprendem a atuar como consultores do pequeno varejo.
A primeira turma, de 3.600 integrantes, será certificada em dezembro.
"Independentemente do fechamento da compra, eles darão dicas baseadas em suas observações sobre o estabelecimento", diz Carlos Eduardo Severini, da Abad.
A exemplo desse programa, atacadistas dão cursos para o aprimoramento da gestão do pequeno varejo.
Solange Silva, 27, sócia do Mercado Dona Léo, participou do Extravaganza, evento promovido pelo Makro com cursos sobre estratégia, gestão e culinária. "Aprendi a não pôr muitas marcas na prateleira para não confundir o cliente", conta.
Na seção de limpeza, em vez de ter de cinco a seis marcas, hoje posiciona três ou quatro. "Temos de ter uma líder, uma econômica e uma intermediária."


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