São Paulo, domingo, 07 de março de 2004


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FRANCHISING

Adeptos de programas de demissão voluntária são o alvo; expectativa é movimentar R$ 3 mi

ABC promove 1ª feira de franquias

BRUNO LIMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A região do Grande ABC promove na quinta e na sexta desta semana sua primeira feira de franchising. O evento, que acontece em Santo André e não tem o apoio oficial da ABF (Associação Brasileira de Franchising), espera movimentar R$ 3 milhões.
A necessidade de ampliar o setor de serviços e o comércio varejista nos municípios da região (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), que enfrentam a migração de indústrias para áreas como o interior do Estado, é o principal incentivo para a aposta no sistema de franquias.
Participantes de PDVs (Programas de Demissão Voluntária) de empresas como a Volkswagen, instalada em São Bernardo do Campo, são os principais alvos.
"O forte [da região] são os PDVs", afirma o consultor Marcelo Cherto, presidente do Instituto Franchising, que apóia o evento. Segundo ele, a feira potencializará negócios para o ABC e para outras cidades.
"Aposto muito na possibilidade de que empregados que participaram de PDVs e que vão deixar a região, já que era o emprego que os prendia, voltem para suas cidades para abrir franquias."
A Feira de Franquias é o pontapé inicial para a criação do Centro de Divulgação e Captação de Franquias do ABC, entidade que deve ser gerenciada por Monica Ruiz, coordenadora do evento.

Redes participantes
Entre os expositores, segundo os organizadores da feira, estão as redes Bob's, Yázigi Internexus, Fran's Café, Hermes, Dom Sabor, Sapataria do Futuro, Casa do Construtor, Bit Company, Doctor Feet, Alps e as lavanderias Sol & Sabão, Wash e Quality Cleaners.
"É uma região com grande potencial, e isso é reforçado pela saída da indústria e pelo excedente de funcionários", aponta Ruiz.
Segundo dados da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, já existem na região 330 franquias de alimentação, 112 de educação e 15 de limpeza e lavanderia, entre outras. O total é de cerca de 650 unidades franqueadas nos sete municípios.
Além da agência de desenvolvimento e do Instituto Franchising, apóiam o evento os municípios envolvidos e o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).
Ruiz lamenta que o evento não conte com o apoio da ABF (Associação Brasileira de Franchising). "A gente só está trabalhando. Infelizmente, estamos incomodando", afirma. A feira "oficial" do setor, realizada anualmente pela ABF, foi fechada a partir deste ano para não-associados da entidade. No ABC, a restrição não existe.
Segundo Anette Trompeter, diretora-executiva da ABF, o apoio não foi dado porque a iniciativa é "limitada". "Mas eles têm o apoio do Instituto Franchising, nosso associado. Estamos lá indiretamente", afirma ela.



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