São Paulo, domingo, 08 de março de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários inflam balanço para conseguir capital de giro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Micro e pequenos empresários ouvidos pela Folha admitem aumentar o balanço da empresa para obter o capital necessário em empréstimos. Eles dizem que o fazem forçados pela elevação do "spread" bancário, pela dificuldade de oferecer garantias e pela falta de metodologia dos bancos para avaliar os riscos do negócio.
Os que afirmam nunca ter inflado as contas reconhecem a prática. A incidência aumenta com a informalidade e a dificuldade de dar garantias.
Joana (nome fictício) abriu sua empresa recentemente e afirma ter tido problemas para obter a aprovação de crédito.
Ela reconhece que tinha poucas garantias para oferecer. Segundo conta, a gerente do banco explicou que seria melhor que inflasse seu balanço para conseguir o valor e a taxa de juros mais adequados.
O gerente financeiro de uma empresa de médio porte explica que o "jeitinho" ficou mais disseminado com a crise.
Segundo ele, os bancos passaram a pressionar as pequenas devido à aversão ao risco e, como os dados não são cruzados com os da Receita Federal, elas inflam o balanço sem se comprometer com o fisco.
A Febraban diz desconhecer o hábito e afirma que ele "não condiz com as boas práticas da atividade bancária".

Metodologia ineficiente
Especialistas em micro e pequenas empresas apontam que os bancos não possuem uma metodologia específica para avaliar os riscos das pequenas.
"Processos e metodologias de análise são inadequados", diz Carlos Alberto dos Santos, diretor de administração e finanças do Sebrae.
Algumas iniciativas, porém, devem aparecer em breve. O BNDES vem desenvolvendo uma metodologia própria, apurou a Folha. A previsão é que entre em operação neste ano.


Texto Anterior: No rastro do crédito: Bancos públicos preparam linhas para micro e pequena
Próximo Texto: Equipamentos: Climatizadores exigem pesquisa antes da compra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.