São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Portunhol" quase acaba com negócio

DA REPORTAGEM LOCAL

O idioma é outro obstáculo -hoje não basta saber o básico.
"Há empresários que garantem falar inglês, mas não conseguem se expressar durante uma reunião", considera Alessandro Teixeira, da Apex-Brasil.
O mesmo acontece com o espanhol -muitos brasileiros não investem no idioma porque acreditam que o "portunhol" é suficiente para estabelecer as diretrizes da negociação.
O pouco conhecimento, no entanto, pode acabar com a possibilidade de fechar contrato.
David Hanssen, dono da escola de idiomas En Español, conta que um amigo quase perdeu um negócio por causa do idioma.
"No fim de um e-mail, ele escreveu "no aguardo". Em espanhol, significa que a pessoa não vai esperar", conta. (JV)


Texto Anterior: Pouca informação sobre cultura estrangeira pode acabar em gafe
Próximo Texto: Gestão: Grupos exportadores do setor de calçados duplicam em 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.