São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004


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Clima de alegria é o que se espera, diz especialista no tema

FREE-LANCE PARA A FOLHA

"A compra é emocional." Com essa frase, Sylvia Demetresco, autora de livros sobre vitrines, entre eles o recém-lançado "Vitrinas Entre- vistas", resume a importância de investir no aspecto visual para alavancar as vendas.
A vitrinista, que é doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP e atualmente mora em Paris, fala sobre o que deve estar em alta neste Natal. (PV)

Folha - Qual a tendência para as vitrines de Natal neste ano?
Sylvia Demetresco -
O Natal é sempre uma época de alegria e de festa. E é esse o visual que se espera numa vitrine. Aqui em Paris elas são sempre dirigidas às crianças e têm muito movimento e muita cor. Como faz frio, e a noite é bem longa, a cor atrai todos os olhares, e essa é a maior chamada. Acho que o Natal deveria seguir um pouco a linha do tema dos astronautas, do Natal futurista, já que há dois anos vem sendo mostrado um Natal muito rosa e com muitos bichos de pelúcia.

Folha - Quais serão as cores mais usadas em vitrines?
Demetresco -
Como na moda, há uma volta à década de 70. [Os filmes] "Barbarella", "Courreges" e "Star Wars" são temas que imagino que estarão refletidos nas vitrines. As cores, portanto, seguirão essa temática, estarão voltadas para o branco e o prata, mas claro que o vermelho sempre vai surgir, pois é a cor própria do Natal.

Folha - O que não pode faltar em todos os anos?
Demetresco -
Acho que não pode faltar o brilho, as luzes, uma decoração mais carregada e menos "clean", pois o Natal é o excesso, é o luxo, é o exagero. E é a grande oportunidade que o lojista tem de fazer vitrines cheias, sem medo de criar algo grandioso. Como sei que todas as lojas fazem 30% do seus negócios no Natal, nada mais óbvio que o lojista pense em investir nas vitrines dessa data. Aliás, qual o peso de investir de 5% a 10% do orçamento dos meses de novembro e dezembro, visando a esse lucro?

Folha - Como ser original num tema tão batido como o Natal?
Demetresco -
Há mil maneiras de ser criativo em tudo. Novas idéias, imagens antigas repetidas com uma nova leitura, as tradicionais árvores de Natal, os brinquedos, as roupas, os manequins, tudo pode ter um novo visual. Para isso bastam idéias, e tenho certeza de que os vitrinistas é que devem realizar essa tarefa. Há tantos elementos decorativos que são lançados nesta época, há feiras de Natal, o Ceagesp, as lojas na [rua] 25 de Março, os atacadistas de decoração chinesa, os mercados de artesanato, os artistas plásticos, as lojas de iluminação. Todos esses lugares apresentam novas idéias. Deve-se ficar atento e escolher o que está de acordo com a sua loja.

Folha - Decorar alavanca vendas?
Demetresco -
Claro, 70% das vendas são realizadas graças a uma vitrine bem-feita. A compra é emocional.

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