São Paulo, domingo, 11 de abril de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Migração, nem sempre positiva, não é combatida

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O governo brasileiro não tem iniciativas específicas para incentivar que empresários interessados em abrir negócios no exterior optem por permanecer no país e criem empregos por aqui.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) informa que tem como objetivo "apenas criar um ambiente favorável para o fortalecimento dos negócios de micro e pequeno porte". E informa que há iniciativas inversas: políticas que estimulam a abertura de empresas estrangeiras no Brasil.
A única opção para evitar a "migração" -que pode ser acompanhada da perda de patentes de produtos para outros países e da ida de cientistas para o exterior- está restrita às empresas de base tecnológica e com grande potencial de crescimento e exportação, que podem se beneficiar do capital de risco ("venture capital").
Os recursos disponíveis, no entanto, ainda são considerados insuficientes por entidades como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). (BL)


Texto Anterior: Estágio 2: Conquistar "gringo" faz negócio render
Próximo Texto: Estágio 3: Filiais e franquias atraem investidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.