São Paulo, domingo, 11 de abril de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filiais e franquias atraem investidores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Montar uma filial em um outro país pode ser o último passo no processo de promoção das exportações de uma empresa brasileira.
De acordo com Alessandro Teixeira, diretor-vice-presidente da Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), o governo incentiva a estratégia para empresas em estágios avançados de suas relações comerciais.
A idéia é a de que, internacionalizando-se, a firma leva com ela seus fornecedores. Fazem parte desse incentivo linhas de crédito disponibilizadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Antes de tomar a decisão, é fundamental estudar com cuidado a melhor hora para dar tal passo. "O momento certo é quando a empresa começa a encontrar gargalos, quando não ter a filial se torna um empecilho para continuar a crescer", diz Teixeira.
A Engeprot, de Curitiba, especializada em estruturas de concreto, está abrindo uma filial nos Emirados Árabes Unidos para buscar alternativas ao mercado brasileiro. "Para conquistar esse mercado, tivemos de abrir uma empresa lá", explica Gerson Geovanni Pozzobon, 36, que tocará a matriz. O outro sócio, Omar Khaled Hamaoui, 39, ficará em Dubai.

Franquias
Outra opção para montar um negócio internacional é o franchising. Os investimentos são mais altos do que no Brasil, mas o franqueado recebe informações sobre o ponto e a cultura local e conta com o suporte do franqueador.
Dois exemplos de redes com franqueados brasileiros no exterior: a Contém1g, de cosméticos (França, México e Guatemala), e a Wizard Idiomas (EUA e Japão).
Os organizadores da Expo Business (www.expobusiness.jp) buscam contato com franqueadores, já que há muitos decasséguis interessados em abrir franquias no Japão ou no Brasil, com sócios brasileiros na operação. (BL)


Texto Anterior: Migração, nem sempre positiva, não é combatida
Próximo Texto: Em foco: Além de bom amigo, cão é bom negócio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.