UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEIRAS

Mesmo com as dificuldades econômicas, setor cresceu 5% em 2002

Feiras exibem 2.800 novos brinquedos

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Duas feiras que acontecem neste mês em São Paulo, a 20ª Abrin e a 2ª Brincar, prometem agitar o setor de brinquedos com aproximadamente 2.800 lançamentos.
Segundo a Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas indústrias no ano passado, o segmento teve crescimento de 5% e fechou 2002 com faturamento anual de R$ 967,5 milhões.
O aumento dos preços de matérias-primas (principalmente do plástico e do papelão), devido à alta do dólar, fez o setor não alcançar sua expectativa inicial de superar a cifra de R$ 1 bilhão em 2002. Agora, a nova meta é atingir esse valor até o final deste ano.
Dizendo-se otimista e acreditando no bom potencial do mercado, a organização da Abrin promete apresentar 1.500 produtos, entre os dias 22 e 25 de abril, no Expo Center Norte. Já a Brincar deve lançar 1.300 brinquedos de 20 a 24 de abril no Expo Mart.
"A Abrin é considerada a melhor oportunidade para que fabricantes mostrem as suas novidades a lojistas e a atacadistas de vários Estados para que eles consigam atingir novos pontos-de-venda e combinar ações futuras voltadas ao consumidor final", afirma o diretor de marketing da marca Estrela, Aires Fernandes.
A empresa aposta grande parte de suas fichas no segmento de bonecas -que representa 40% dos negócios do setor de brinquedos. Novas versões para a Susi e a Kika Cambalhota, concebida para ensinar as crianças a plantar bananeira e a dar cambalhotas, são os destaques da companhia.

Interatividade
Também apostando na maior interatividade do brinquedo com a criança, a Maritel apresenta 60 lançamentos. A ênfase será nas licenças dos personagens da Disney, da Warner e da Li'l Pet Hospital, linha de animais de estimação "acidentados".
""Além de mostrar as novidades, a Abrin é um termômetro para medir a aceitação do produto, conhecer os concorrentes e demonstrar de uma forma bem didática como o lojista deve apresentar o produto ao consumidor e superar suas metas de venda", revela o gerente de produtos Denis Barba, que pretende ampliar a venda de pelúcias para floriculturas, bazares e magazines.
A GPC, que representa as empresas Concentra e Giochi Preziosi no Brasil, vai apresentar 58 lançamentos na Brincar. Seu estande mostrará diferentes técnicas de exposição para mercados.
""Uma pequena loja de presentes, uma loja especializada e um hipermercado devem ter seus produtos acomodados de forma diferente para que eles chamem a atenção do consumidor e estimulem a compra", afirma o diretor da GPC, Paulo Madureira.


20ª Abrin - de 22/4 a 25/4, no Expo Center Norte (av. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, zona norte de São Paulo); 2ª Brincar - de 20/4 a 24/4, no Expo Mart (rua Chico Pontes, 1.500, Vila Guilherme)


Texto Anterior: Comércio exterior: Câmara aprova autonomia da Apex
Próximo Texto: Educativos já respondem por 15% do mercado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.