São Paulo, domingo, 13 de abril de 2008


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Empresário deve estar atento às características do próprio bairro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tão importante quanto criar estratégias para lidar com a concorrência de grandes redes é ficar atento ao que acontece ao redor da loja de bairro.
"Uma livraria de pequeno porte também precisa verificar o que acontece nas outras pequenas e médias próximas dela", diz Juliano Seabra, coordenador do núcleo de empreendedorismo do Senac São Paulo.
Essa atenção deve existir principalmente entre as lojas segmentadas, que disputam o mesmo perfil de cliente.
Comungando de títulos sobre a mesma doutrina religiosa, as católicas Paulus e Paulinas são exemplos de livrarias -e também editoras- que disputam o mesmo público.
"Com os outros estabelecimentos comuns, não temos concorrência", afirma Cláudia Zem, gerente da unidade da Vila Mariana da Paulus.
"Mas a competição [com outras livrarias católicas] é muito harmoniosa", ressalta a irmã Terezinha Dambros, diretora comercial da Paulinas.
Para conquistar o público em comum, ambas apostam em estratégias de fidelização dos clientes, como descontos especiais em seus produtos.
Outro aspecto importante para o livreiro é observar o movimento no bairro, como o surgimento de estabelecimentos, seja uma pequena loja, seja um shopping center. Assim, pode se preparar e não ser surpreendido por iniciativas que possam canibalizar o seu negócio.


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