São Paulo, domingo, 14 de março de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formato exclusivo atrai investimento

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Grandes redes de alimentação como McDonald's, Habib's e Bob's criaram formatos de negócio exclusivos para franqueados. Para abrir um quiosque (nas três redes) ou um café (McCafé ou Café do Bob's), é preciso já ter um restaurante da marca.
Os modelos não exigem pagamento de taxas de adesão, mas os custos de instalação correm por conta do franqueado. Segundo as redes, a estratégia ajuda a incrementar os negócios e é uma alternativa de expansão.
O McDonald's, que tem hoje média de 4,2 pontos-de-venda por franqueado, diz que só oferece formatos como quiosques e McEntrega a bons operadores, com situação financeira estável e quando há demanda de mercado.
O Habib's ainda irá implementar seus quiosques, mas avisa que o modelo, pelo menos no início das operações, será restrito a quem já é franqueado.
Segundo o Bob's, os formatos menores aumentam a rentabilidade do negócio principal e são uma maneira de prestigiar o bom franqueado. "O limite é a capacidade de gestão do franqueado. Decidimos com base em seu desempenho. Se ele não vai bem, negamos", afirma Flávio Maia, diretor de expansão.
Ainda na área de alimentação, apenas franqueados da rede China in Box (comida chinesa) podem abrir unidades do Brevità (comida italiana), marca que pertence ao mesmo grupo.
Na Fotoptica, a tática é usada para desenvolver mercados estratégicos para a rede. Franqueados se comprometem a abrir um pacote de lojas em certo tempo e, cumprindo prazos, ganham exclusividade em sua região e pagamento facilitado. "Obtemos linhas de financiamento bem interessantes com fornecedores", diz Mauro Motta, diretor comercial.
Já na Lacoste (vestuário), por exemplo, apesar dos incentivos dados aos franqueados a partir da segunda loja, foi criado um teto. "Limitamos em três lojas por pessoa, mesmo que as operações estejam bem", conta Gerson Vaccari, diretor da divisão Lacoste do grupo Paramount. "É importante que haja uma certa concorrência. Se eu tiver uma praça nas mãos de uma pessoa só, pode ser que ela se acomode um pouco." (BL)


Texto Anterior: Desconto é a principal arma de sedução
Próximo Texto: Mudança de bandeira: "Multifranqueado" tem mais poder de barganha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.