São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004


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Bom texto tem capacidade de eternizar marca

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um bom slogan "não tem preço". Essa é a lição que, segundo os publicitários, pequenos empresários podem aprender observando ações de marketing de grandes companhias.
Se o texto for realmente bom, pode ter vida longa e se tornar o principal agente para lembrar a marca. É o caso do conhecido "Eu sou você amanhã", com o qual a vodca Orloff promete um dia seguinte sem arrependimentos. O slogan está prestes a completar 20 anos.
"Estamos fora da mídia desde 96, e as pessoas ainda se lembram da frase", diz Thiago Bersou, gerente de produto de Orloff na Pernod Ricard, multinacional francesa.
Quando se trata de propaganda institucional, o mais importante é centralizar, apostar em um só conceito em todas as ações de comunicação, afirma Murilo Barbosa, vice-presidente de marketing da Mastercard.
Na empresa, o "Não tem preço" -usado em todo o mundo, e, no Brasil, desde 98- gerou iniciativas como proporcionar a clientes experiências que o dinheiro não pode pagar.
Mas se o assunto for promoção, não há razão para economizar. O Habib's, por exemplo, usa hoje quatro slogans.
Um deles -"Nosso preço começa com zero", utilizado para divulgar produtos que custam menos de R$ 1- é considerado tão bom pela rede de franquias que "obriga" a empresa a congelar seus valores. Segundo a empresa, o quibe (R$ 0,98) não aumenta de preço há cinco anos só para continuar adequado ao slogan.
A sonoridade do texto também é importante. É o caso de "Viaje bem, viaje Vasp", da companhia aérea, e do tradicional "Quem bebe Grapete repete", do refrigerante.



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