São Paulo, domingo, 15 de março de 2009


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VITRINE VIRTUAL

Ação diferenciada fortalece marca

Redes de relacionamento e estratégias combinadas são ferramentas para captar clientes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ter uma página na internet não é o único recurso dos empresários para divulgar marca e produtos. Hoje, uma teia de ações pode ser feita na web -com custo próximo de zero- e trazer retorno financeiro significativo para a empresa.
Uma delas, que tem ganhado força recentemente, é a combinação de site, blog, YouTube e redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter (ferramenta que permite aos usuários enviar atualizações em textos de, no máximo, 140 caracteres).
Basta eleger um tema no qual a empresa tem conhecimento e investir em atualizações constantes, resume o sócio-proprietário da agência de marketing Espalhe Gustavo Fortes, 39.
Foi o que ele fez em 2003. Criou comunidade no Orkut e transformou o site em blog. Em 2007, aderiu ao Twitter. Tudo com o mesmo foco: trazer novidades sobre marketing de guerrilha, estratégias diferenciadas para que empresas ganhem mais visibilidade frente a concorrentes grandes.
O tempo consumido por semana, afirma o empresário, não passa de duas horas. Valem atualizações sobre o tema, relacionadas ou não à agência.
Virou referência na web, diz. "Hoje, somos convidados para até três palestras por mês."
Segundo ele, não há segredo. "Qualquer pessoa pode fazer isso: um padeiro pode colocar receitas na web", exemplifica.
O presidente do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) e do Yahoo! para a América Latina, Guilherme Ribenboim, porém, orienta: "É preciso ter estratégia definida. Entrar na internet "mais ou menos" compromete a imagem".

Combinação
Se o empresário estiver disposto a investir mais para fortalecer produtos ou serviços, vale também combinar ações na internet que levem o consumidor fisicamente à empresa.
O Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, no interior de São Paulo, levou para a web no fim do ano passado um tradicional entretenimento do negócio: uma espécie de caça ao tesouro para crianças, na qual seriam distribuídos toca-MP3.
Elas tinham de encontrar pistas na rede, mas só poderiam chegar aos presentes se estivessem hospedadas.
"Investimos R$ 10 mil na ação e, com ela, tivemos 15% a mais de clientes", diz Lisia Peres, 48, diretora operacional.


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