UOL


São Paulo, domingo, 16 de março de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPA

Shoppings proíbem técnica

Mesmo sutil, abordagem pode irritar

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mesmo quando praticada de forma sutil, seguindo a ética traçada pelos especialistas, a abordagem desagrada a alguns clientes e recebe críticas até de quem mantém atendentes em frente às lojas.
All Parmegiana e Beef's dizem que seus funcionários não são vendedores e que são orientados a sempre aguardar o cliente.
"[Abordar" é predatório e agressivo. Não somos invasores, nossa política não é "à la Bush" [George W. Bush". Somos bem quietinhos ", diz Raymond Gericke, diretor do grupo All Foods.
Nos shoppings Anália Franco (zona leste de São Paulo) e Morumbi (oeste), a abordagem de consumidores é proibida -só é aceita quando o cliente está na área privativa da loja. "Somos cautelosos. Pesquisas que fizemos dizem que o consumidor se incomoda", diz Luiz Alberto Quinta, superintendente da rede Renasce, que administra os shoppings. As pesquisas não foram divulgadas.
Os fast foods alegam que fazem adaptações para seguir o regulamento de cada shopping, mas afirmam que não costumam ter problemas se a abordagem é sutil.
Segundo Quinta, os atendentes não podem dizer nem mesmo um "bom dia, senhor", se o cliente não estiver na área da loja. Ele diz que o controle, feito pelos seguranças, é difícil, mas funciona.
Nos shoppings Paulista (sul), West Plaza (oeste) e Ibirapuera (sul), não há a proibição, mas, segundo as administrações, tenta-se controlar eventuais excessos. "A pessoa, tentando ser simpática, não deixa de cometer uma invasão", reclama o engenheiro Walter Tadeu Mestrinel, 39, que às vezes almoça no shopping Paulista.
Para André Urdan, da FGV-Eaesp, a dificuldade de manter o "mix" de lojas pode levar shoppings a permitir excessos. "A prática é incompatível com shopping. Se o indivíduo quisesse ser abordado insistentemente, iria à [rua" 25 de Março [região de comércio considerado "popular'"."



Texto Anterior: Funcionário de mau humor é substituído
Próximo Texto: Franchising - Cafeterias: Fran's Café terá lojas em prédios comerciais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.