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São Paulo, domingo, 16 de março de 2003


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FEIRAS

Evento reúne cerca de 400 marcas da bebida, que movimentou US$ 500 milhões no mercado nacional em 2002

Cachaças de mais de R$ 100 esquentam o mercado externo

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Com mais de 5.000 marcas de cachaça e cerca de 30 mil produtores em todo o país, o Brasil realiza neste ano, pela primeira vez, uma feira internacional do produto: a Brasil Cachaça 2003.
O evento deverá ter, na Expo Barra Funda (zona oeste), 200 estandes com 400 marcas da bebida, além de compradores convidados de várias partes do mundo.
A organização espera receber 25 mil visitantes em uma área de 3.000 m2, onde estará representada boa parte da cadeia produtiva do setor. O objetivo é incentivar ainda mais as exportações do produto, que já é sucesso no exterior.
Segundo a presidente da Cooperativa da Cachaça, Dirlene Maria Pinto, a feira deverá movimentar 5 milhões de litros de cachaça, faturando cerca de R$ 10 milhões.
De acordo com a Fenaca (Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique), o mercado nacional fechou 2002 com uma produção de 1,3 bilhão de litros, que gerou US$ 500 milhões. Em exportações, o país produziu 14,8 milhões de litros, e a previsão para este ano é crescer para 20 milhões (aumento de 35%). A idéia é atingir 50 milhões de litros até 2010.
Diante de tais montantes, a cachaça já é reconhecida como um produto de grande potencial de exportação pelo governo brasileiro. Entre as opções, existem desde as industrializadas, que podem custar menos de R$ 10, até as artesanais, com preços de mais de R$ 100 a garrafa, como as mineiras Anísio Santiago e 100 Limite.
Em abril, chega às prateleiras mais uma representante dessa última categoria, a também mineira GRM (Gosto Requintado Mundial), por R$ 115. "Queremos servir nossa bebida em restaurantes como O Leopolldo e Fasano", diz a proprietária, Michelle Araújo.

No Japão
O Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça (PBDAC), criado pela Associação Brasileira de Bebidas para capacitar o setor de cachaça a competir no mercado internacional, levou, na semana passada, algumas das marcas brasileiras à Foodex Japan 2003, uma das maiores feiras de alimentação do mundo, no Japão.
O PBDAC e a Apex (Agência de Promoção de Exportações) têm um cronograma de ações que prevê a participação das marcas nacionais em outros eventos internacionais. Estão confirmados o Fancy Food, nos EUA, e o Anuga, na Alemanha, entre outros.
(RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO)


Brasil Cachaça 2003: de 23 a 26 de abril, na Expo Barra Funda (av. Francisco Matarazzo, 774, São Paulo). A entrada custa R$ 5. Contato: 0/xx/11/5044-3445.


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