São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009


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NOVO MENU

Migração demanda treinamento de equipe

Conhecer modo de preparo dos pratos e ingredientes é essencial

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O empresário pode ter migrado como manda a receita para uma nova linha de serviço, mas, se as equipes da cozinha e, sobretudo, do salão não estão treinadas, corre-se o risco de ver todo o investimento desaparecer em pouco tempo.
Por isso a opção entre as perguntas "rodízio para quantos?" e "posso trazer o cardápio?" faz toda a diferença.
Mas, mesmo sem requerer vultosos investimentos, o treinamento da equipe não é prática comum no mercado de restaurantes, considera a consultora Paula Lima, da Voo 3 Consultoria. "O próprio gerente pode orientar os funcionários", afirma, acrescentando que é recomendável investir em reuniões semanais com a equipe.
É exatamente o que faz o proprietário do restaurante japonês Kanji Sushi Lounge, Tico Tanus, 29. Mesmo antes de voltar seu foco para o sistema à la carte, o empresário aposta num "treinamento de brigada".
Além de reuniões a cada 15 dias, o empresário investe em incentivo de vendas. Todos os clientes recebem o menu e são orientados sobre os cardápios específicos, como o light, criados durante a decisão de Tanus de investir mais no sistema à la carte, há dois anos.

Novo sistema
O atendimento, no entanto, não se resume à entrega do cardápio e à anotação de pedidos. O atendente de salão deverá manter um tratamento mais sugestivo em relação o serviço no à la carte. Conhecer os pratos, assinalar diferenças e explicar ingredientes e modo de preparo passa a ser vital.
"A mão de obra tem de estar treinada sempre, pois o "turnover" é grande nesse setor", destaca a coordenadora da pós-graduação em planejamento e gestão de restaurantes da Universidade Estácio de Sá (RJ), Rosane Gouvea. (RB)


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