São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposta no novo requer maturidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem está escolhendo o formato do negócio próprio, a sedução de um nicho ainda pouco explorado pode ser grande. Mas, de acordo com os especialistas, é melhor agir com cautela e ponderar bem os riscos de um mercado que está apenas despontando.
"O ideal é começar com um estudo orçamentário que observe investimento necessário e prazo previsto de retorno", recomenda Andrei Lopez Bordin, da Assessor e Bordin Consultores. "Em vez de apostar tudo em um mercado que está surgindo, pode valer mais a pena manter o capital aplicado até que o setor se firme", orienta.
Bordin lembra que, por se tratar de uma empresa de prestação de serviços, a abertura de bufê vai requerer uma série de trâmites burocráticos -do contrato social a registros na prefeitura e no INSS. E, para obras ou reformas, é preciso alvará específico. "Para obter toda a documentação, leva-se de 45 a 60 dias. Tentar queimar essa etapa e começar a funcionar irregularmente pode inviabilizar o negócio de forma definitiva."


Texto Anterior: "Correio elegante" e lambe-lambe se modernizam
Próximo Texto: Comércio exterior: Onda exportadora pára em barreiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.