São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARA A CARA

Sob crise e calor, empresários vão às compras no Rio

Fashion Business fecha edição com 1,6% a mais de vendas; peles, lã, sarja e couro estão entre destaques

ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Nem a crise nem o calor de 38º C no Rio de Janeiro impediram as compras para a estação outono-inverno dos empresários que participaram do Fashion Business, evento integrante do Fashion Rio, que terminou na sexta-feira passada.
A dúvida sobre como seria o desempenho das negociações no atual cenário econômico terminou com a divulgação do resultado de vendas em relação ao ano anterior: alta de 1,6%.
No que depender dos lojistas, as prateleiras a partir de março serão abastecidas de peles -sobretudo sintéticas-, sarja, couro, tricô de lã e malharias.
"Neste ano havia mais expositores com peças bem montadas e bom acabamento. Mas foi preciso insistir em descontos para chegar a preços competitivos", comenta Lucimar Augusto, da Loja Morena, de Manaus.
Antes do evento, Lucimar agenda visitas com fornecedores que fazem parte do seu "mix" de compras, sem deixar de mirar as grifes novas com bons detalhes de acabamento.
"Vou às compras agora em São Paulo. No dia em que eu chegar a Manaus, terei cliente na loja para saber o que vou trazer de novidade e quando vai chegar. Até agora, ainda não senti essa crise econômica."

Sem tendências
Para a organizadora do evento, Eloysa Simão, compras volumosas em grandes marcas não são bom negócio para nenhum dos dois lados -lojistas e confeccionistas. "As aquisições pulverizadas com diversidade de opções para os clientes são a principal pedida para ambos."
Em relação ao que foi apresentado nos desfiles, Eloysa destaca que a moda está cada vez mais democrática e por esse motivo não se usa mais a palavra tendência, "em desuso". No lugar, entram as diferentes maneiras de usar as peças.
"Vejo a volta da calça comprida e da alfaiataria."


A jornalista Rosangela de Moura viajou a convite da organização do evento


Texto Anterior: Márcia Galli e Isabela Capeto
Próximo Texto: Ingresso nas passarelas é limitado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.