UOL


São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montagem de estandes requer planejamento adequado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Hoje existem feiras de negócios para todas as áreas e ramos de atividade. E, de acordo com o arquiteto da Interfeiras e Eventos Dieter Brockhausen os pequenos e médios empresários estão participando cada vez mais desses eventos, o que tem ajudado a fortalecer a categoria. "A convivência durante os dias em que essas feiras transcorrem colaboram para criar uma unidade no meio."
O promotor de eventos da Alcântara Machado Evaristo Nascimento diz que qualquer empresário pode participar de uma exposição. "Um dos caminhos é se informar sobre os calendários das feiras e contatar a promotora do evento", esclarece. É ela a responsável por orientar o futuro expositor e também por estruturar a apresentação de sua marca.
Outra opção é fazer o contato direto com uma empresa especializada na montagem de estandes e apresentar o conceito do produto e da firma. A idealização da infra-estrutura para a apresentação do expositor no evento é muito importante, e qualquer falha pode comprometer a marca, o produto e os futuros lançamentos.
"O concorrente está ao seu lado na feira. As empresas estão sendo comparadas o tempo todo", declara o diretor do Sindiprom, Armando de Campos Mello.
"Desenvolvemos o projeto a partir do memorial feito pelo departamento de marketing", explica o arquiteto da PAD Renato Ramalho. Esse memorial deve apresentar dados como tema, público-alvo, estratégia de abordagem, dimensões, localização, sistemas estruturais, elétricos e hidráulicos do estande, tecnologia, estética e funcionalidade arquitetônica.
A partir desses dados os profissionais criarão o conceito final do estande. "Formas, materiais, cores, iluminação e sonorização do ambiente são alguns dos recursos utilizados para chamar a atenção do visitante", diz Ramalho.
O prazo para a conclusão do pedido varia de acordo com o evento e com a necessidade do expositor. "Já que as feiras vêm crescendo em ritmo acelerado nos mais variados segmentos, são inevitáveis as produções-relâmpago, nas quais surgem verdadeiros gigantes arquitetônicos numa fração de tempo bastante reduzida", diz o arquiteto. Todo o processo pode levar de uma semana a três meses.

Texto Anterior: Marketing: Feiras de negócios ganham destaque
Próximo Texto: Negócio em foco: Mercado de água tem sede de lucro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.