São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Integração com tablets é aposta

Brinquedos conectados a smartphones antecipam tendência do setor em feira de Nova York

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

A integração dos brinquedos com as redes sociais e com aparelhos como tablets é a grande aposta dos principais fabricantes mundiais.
Os lançamentos apresentados de 13 a 16 deste mês em Nova York, na Toy Fair, a principal feira do setor de brinquedos nos EUA, mostram que as empresas estão aumentando esforços para integrar brinquedos com tablets, smartphones e outras tecnologias -rompendo cada vez mais a barreira dos mundos físico e virtual.
Essa integração pode ser por meio de um aplicativo -caso da Crayola, que criou um para colorir desenhos em tablets- ou até por brinquedos que gravam vídeos que, depois, podem ser colocados em sites como o YouTube.
"Os fabricantes são influenciados por vários fatores externos", considerou Reyne Rice, especialista em tendências do setor, em palestra realizada no evento. "Sempre chama a atenção como os brinquedos refletem o mundo atual e atendem aos interesses das famílias."

CONTROLE
No caso da Mattel, uma das apostas é o Fijit, robô que fala mais de 150 frases e atende a 30 comandos verbais.
A companhia está investindo em aplicativos para tablets e filmes para internet que têm comandos que são ouvidos somente pela boneca, fazendo com que ela interaja com o programa.
A rival Hasbro vai lançar uma máscara com óculos 3D com o formato dos personagens do filme "Transformers". O produto deve chegar às lojas americanas pouco antes da estreia da continuação da franquia nos cinemas, marcada para julho.
Já a Parrot apresentou helicóptero com sistema wi-fi, controlado por iPhone ou iPad -a promessa é que logo esteja disponível para outros tipos de equipamentos.
Mesmo os bonecos dos "Thundercats", famoso desenho dos anos 1980 e que será relançado neste ano, também terão essa integração com smartphones.
Na contramão de brinquedos que rumam para o mundo virtual, o Angry Birds, um dos aplicativos mais bem-sucedidos para smartphones, ganhará versão como jogo de tabuleiro, a ser lançada em maio pela Mattel.


Texto Anterior: Feiras de brinquedo abrem período de planejamento
Próximo Texto: Importador vai à feira contatar chineses
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.