São Paulo, domingo, 20 de junho de 2004


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EM ANDAMENTO

Precedência e notoriedade geram discórdia

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Chegar primeiro nem sempre garante o direito de uso exclusivo da marca. "Hoje em dia, na era da informação, há que considerar também a notoriedade", analisa Antonella Carminatti, do escritório Castro, Barros, Sobral, Gomes, que representa a americana Yahoo!, do mecanismo de busca na internet, em contenda judicial com a Brasil Express, que produz equipamentos esportivos com a marca Yahoo desde 1986.
"Já naquele ano foi feito o depósito da marca", diz o advogado Marcelo Carvalho, que defende a Brasil Express. "Mas o registro só saiu em 1999. A empresa de internet chegou ao Brasil em meados da década de 90. A Brasil Express já estava estabelecida havia dez anos."
"A Yahoo! surgiu no mercado há seis anos, mas rapidamente se tornou muito famosa. Tem o direito de usar a marca", defende Carminatti, apoiando-se no fato de que o mecanismo de busca se tornou inquestionavelmente conhecido no país, o que levaria o consumidor a ligar automaticamente "Yahoo" a seu cliente.


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