São Paulo, domingo, 27 de junho de 2004


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Cliente pode ser pai de nova idéia

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um cliente que parece merecer um "não" pode ser, na verdade, uma oportunidade para mudar de ramo ou para abrir um novo departamento na empresa. Por isso, antes de recusar o atendimento, é bom checar se não há ali um empreendimento melhor do que o negócio principal da firma.
"Pode ser uma informação privilegiada, uma nova demanda do mercado", diz o consultor João Abdalla Neto, do Sebrae-SP. E o importante não é só notar se há muitas solicitações de um mesmo tipo, mas tentar identificar nelas idéias com potencial.
Outro cuidado antes de dizer "não" é verificar se o freguês, embora não dê retorno financeiro, é um formador de opinião. "Uma cliente que vai ao restaurante todos os dias, toma só um café e sempre mancha a toalha pode ser péssima. Mas ela pode ser a Hebe Camargo, alguém que pode trazer outros benefícios à imagem da empresa", exemplifica o consultor Mario Persona.
O problema, segundo diz ele, é que cada consumidor está se tornando uma "Hebe". "Um e-mail ou um blog com comentários ruins podem derrubar a firma."
Para evitar o "não" definitivo, uma boa dica é administrar as expectativas do cliente e ter certeza de que ele realmente entendeu o que a empresa faz, sobretudo quando ele busca o serviço pela primeira vez. "Há um mês, percebi que um comprador tinha expectativas que a minha empresa não pode atender e o deixei à vontade para procurar outras. Espero que ele volte", relata Maria Luiza Paiva, 36, diretora da pequena empresa de comunicação Litera.


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