São Paulo, domingo, 28 de março de 2004


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FRANCHISING

Objetivo é profissionalizar serviço "caseiro"

Lavanderias apostam em redes de costura para atrair clientela

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As franquias de lavanderias agora apostam suas fichas no mercado de serviços de costura. A tendência começou a ganhar corpo no segundo semestre do ano passado, quando a 5 à Sec e a Quality Cleaners fizeram sua estréia no mundo das agulhas lançando as marcas Retoucherie de Manuela e Linha & Bainha.
A Sol & Sabão, seguindo no mesmo rumo, inaugura em abril a primeira unidade da franquia Costura & Cia. Na loja, que fará serviços na hora, haverá sala de espera com TV e internet à disposição. E, caso o cliente queira consertar justamente a roupa que está usando, a empresa irá fornecer um uniforme esterilizado para ser usado até a entrega do serviço.
A Golden Services investe na dobradinha desde 2001, com a Costura e a Lavanderia do Futuro.

Demanda
Segundo consultores, redes especializadas têm espaço no mercado, sejam elas franquias ou não. A explicação é simples: esse é um mercado em que ainda predominam os serviços "caseiros", prestados por costureiras independentes. Com a profissionalização do atendimento, as redes devem conquistar clientes comuns e lojas que terceirizam serviços do tipo.
"Fizemos pesquisas com nossos clientes, e a demanda ficou evidente", afirma Nelcindo Nascimento, presidente da 5 à Sec Brasil. A Retoucherie de Manuela tem sete lojas no Brasil -todas em locais próximos a lavanderias.
José Ventura, gerente de franquias da Quality Cleaners, diz que a Linha & Bainha (com duas unidades) é uma evolução. "Fazíamos pequenos consertos, mas identificamos que havia espaço para lojas exclusivas. Nossas unidades têm até provadores." (BL)


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