São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2007


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DE CARA NOVA

Envolvimento dos funcionários é fundamental para reforçar a imagem

Construção da marca é feita a partir do foco nos detalhes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A análise do logotipo demorou cerca de um mês e meio. Depois, começaram os trabalhos dos outros itens de comunicação: uniformes de funcionários, site, papelaria, jornal interno, veículos e crachás.
Foi só então que a Redondo Design entregou para seu cliente, a Álamo Engenharia de Manutenção e Facilities, a revisão completa da sua marca.
Todo esse esforço, no entanto, pode não trazer resultado efetivo se não forem tomados alguns cuidados essenciais.
"Caso não haja na empresa quem entenda que a marca é um patrimônio da firma, todo o trabalho vai por água abaixo", diz Cristiana Nogueira, diretora de arte da Redondo Design.
De acordo com ela, é primordial que cada funcionário entenda que faz parte da construção da imagem da empresa.
"Em cada microdetalhe, o posicionamento da marca pode ser reforçado ou destruído. Até pelo modo como a secretária atende ao telefone a percepção que o cliente tem da empresa pode ser modificada", explica.
"O efeito da marca deve ser cumulativo. É isso que vai fa-vorecer sua fixação na mente do consumidor", acrescenta o publicitário Stalimir Vieira.
Para auxiliar nesse trabalho de padronização da imagem corporativa, uma ferramenta útil são os manuais de estilo. Eles orientam o funcionário sobre procedimentos nas mais diversas situações -por exemplo, quando usar cada logotipo.
"Sua aplicação deve ser quase religiosa", salienta Vieira.
Ciente disso, Amélia Whitaker, 29, sócia da Visar Planejamento, adotou o uso de um manual de conduta. "É para uniformizar a nossa imagem", diz.
O trabalho de vigiar se o guia está sendo seguido fica a encargo de todos os funcionários. "Todo mundo é responsável pelo seu próprio policiamento e pelo dos colegas de trabalho."
O logotipo da empresa de Whitaker também sofreu modificações recentes "devido a novas diretrizes da empresa".
As até então tradicionais estrelas foram substituídas por folhas quando a agência passou a trabalhar com clientes ligados à sustentabilidade.

Impacto holístico
Outro aspecto que o empresário deve levar em conta é o monitoramento do impacto das mudanças nos "stakeholders" -clientes, fornecedores e comunidade em contato com a marca. "Se a recepção inicial das alterações for negativa, pode ser o caso de retroceder", alerta Luciano Deos, 43, presidente da consultoria de marcas GAD Branding & Design. (DB)


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