São Paulo, domingo, 30 de agosto de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dono participativo adapta-se melhor

Empresário deve se preocupar com a motivação da equipe em tempos de turbulência

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"O empreendedor é um gestor de crise permanente", define Rodrigo Teles, diretor-geral do Endeavor, instituto que apoia o empreendedorismo.
Para ele, os pequenos empresários estão mais acostumados a lidar com crises do que os grandes porque resolvem problemas de suas empresas todos os dias. "Eles olham o lado cheio do copo", compara.
Mas, para fazer do otimismo uma ferramenta de gestão, é preciso transmiti-lo para o restante da equipe. Assim, o dono deve continuar "vendendo o sonho grande" para os colaboradores da empresa e não deixar um eventual clima de pessimismo contaminar o time.
Na avaliação de Lucas Izoton, presidente do Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa da CNI, os pequenos sofrem menos com o excesso de informação e com os indicadores, que os grandes acompanham mais.
"Se enxerga uma perspectiva de futuro, ele fica logo otimista, mesmo que não consiga quantificar [o cenário]", aponta.

Decisões
Outros fatores, como a facilidade de implementar decisões, já que normalmente o dono atua tanto no âmbito estratégico como no operacional, favorecem os pequenos. "As grandes estão mais presas a contratos, multas e planejamento de longo prazo", diz Izoton.
Frederico Chrestesen, da Cerâmica Antigua, conta que não ficou tão pessimista quanto outros do mercado.
A empresa, que vende cerâmicas artesanais, optava por repassar o valor agregado de seus produtos para as vendas no mercado externo.
Com a queda do dólar e o fortalecimento do consumo interno, Chrestesen mudou de estratégia. Há cinco anos, 70% das vendas eram voltadas para o mercado externo. Agora, são só 20%. Seus pontos de venda no Brasil passaram de 24 para 66 no mesmo período.


Texto Anterior: "Quem tem medo vai para o fundo"
Próximo Texto: Nova linha de produtos repele temor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.