São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEIRA

Alimentação, vestuário e cosméticos são alguns dos setores que já estão explorando o conceito

Evento foca no estilo de vida "zen"

DA REPORTAGEM LOCAL

Se, há duas décadas, alimentação natural, incenso e meditação eram considerados elementos da cultura bicho-grilo, esse cenário mudou completamente. Hoje, "zen" é o conceito utilizado para resumir um conjunto de práticas que configuram uma busca por mais qualidade de vida e virou sinônimo de um mercado com notável potencial de crescimento.
Um termômetro da tendência é a realização, na próxima semana, da primeira edição paulistana da feira Viver Zen. Com versões anteriores ocorridas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o evento chega a São Paulo reunindo 70 expositores entre os dias 5 e 7 de novembro, no Espaço São Luís.
"Há empresários de diversos segmentos. Da alimentação ao vestuário, passando por cosméticos e fitoterápicos, são muitas as possibilidades de investir no conceito", observa Lisa Mackey, 28, organizadora do evento.
Ela acredita que a demanda de produtos e serviços que possam agregar qualidade de vida ao cotidiano das pessoas está aumentando num contraponto à correria e ao estresse característicos dos grandes centros urbanos.
"Tanto é que, em São Paulo, tivemos uma acolhida de público interessado em participar das palestras superior ao registrado no Rio e em Belo Horizonte. Quanto mais a cidade é acelerada, mais mercado há", diz a organizadora.
Segundo números do setor, apenas o filão de terapias complementares (shiatsu, reeducação postural global e acupuntura, entre outros) movimenta em média R$ 6,3 bilhões por ano e emprega cerca de 150 mil profissionais. "Mas o público ainda é carente de informação", explica Mackey.
Entre as novidades que poderão ser conferidas no evento está a apresentação do primeiro curso brasileiro de pós-graduação em tai chi chuan, que começará a ser oferecido em março de 2005 pela Sociedade Brasileira Tai Chi Chuan (www.sbtc.org.br).
"O curso será destinado a todos os profissionais que trabalhem diretamente com pessoas, sejam eles de áreas da saúde, como fisioterapia e psicologia, ou de humanas, como assistência social e RH", define Roque Henrique Severino, 50, diretor da sociedade.

Programa de família
A feira é aberta tanto a profissionais que atuem no setor como ao público em geral. Além de visitar os estandes, é possível participar de palestras gratuitas sobre temas como alimentação natural, uso de florais, respiração e efeitos da idade biológica no comportamento humano, entre outros temas.
Diferentemente do que acontece em muitas feiras, crianças de quaisquer idades são bem-vindas. "É um programa para toda a família. Teremos um espaço voltado para as crianças, com uma programação educacional", avisa Lisa Mackey. (TD)
VIVER ZEN. Quando: de 5 a 7/11. Onde: Espaço São Luís (rua Luís Coelho, 323, Cerqueira César, zona oeste). Horário: das 10h às 21h. Preço: R$ 10 (crianças de até 1,20 m não pagam). Informações: www.viverzen.com.br

Texto Anterior: Falta de foco faz empresárias recuarem
Próximo Texto: Franchising: Burger King revela endereços de estréia em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.