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Empresas encontram oportunidade no fracasso

Por JENNA WORTHAM

Todo empresário espera lançar a próxima grande sensação. Mas às vezes, a primeira tentativa não sai como o planejado.

Bradford Shellhammer se lembra exatamente do momento em que percebeu que sua nova empresa na internet, a Fabulis, um site de resenhas e rede social para homens gays, era um fracasso. Em novembro passado, ele e Jason Goldberg, um de seus cofundadores, foram até Londres com a intenção de dar uma festa para seus usuários de lá.

"Não apareceu nenhum!", disse Shellhammer. "Foi terrível!"

Ele e Goldberg demitiram mais da metade de seus empregados e mudaram de rumo.Seis meses depois, lançaram um site de comércio de luxo chamado Fab.com.

Eles são o exemplo de um empreendimento que decidiu dar uma virada-escolher uma direção totalmente diferente para transformar o fracasso em sucesso.

Embora o termo tenha sido comum entre as novas empresas há décadas, tem aparecido com freqüência crescente no boom da internet, enquanto os empresários descobrem que muitos investidores estão dispostos a manter seu dinheiro mesmo que uma iniciante mude de direção.

"As ideias são como um relâmpago em uma garrafa, por isso, se a empresa for pequena o suficiente e não captar o relâmpago na primeira tentativa, faz sentido tentar de novo", disse Bem Horowitz, fundador da empresa de capital de risco Andreessen Horowitz. "A arte da virada é fazê-la rapidamente e logo."

Para as novas empresas, abandonar uma ideia para experimentar outra é mais fácil do que nunca, porque os custos de montar e operar um site na internet ou um aplicativo continuam caindo. Porém, ainda é arriscado.

A maioria dos investidores gosta de dizer que aposta em pessoas, e não em ideias específicas e se dispõe a esperar enquanto os empresários resolvem problemas em suas empresas. No entanto, alguns fincam o pé se a nova idéia for fora de sua "zona de conforto".

Mitch Kapor, um pioneiro do software que hoje é sócio da Kapor Capital em San Francisco, recuou quando os fundadores da StickyBits, uma companhia que fazia adesivos com código de barra para celulares, disseram a ele que queriam usar suas reservas de dinheiro para transformar a empresa em um serviço social de música.

"Estava fora do âmbito de nosso portfólio", disse ele. "Por isso dissemos: 'Está bem, vamos retirar nossa participação'."

Esse serviço de música, Turntable.fm, tornou-se o sucesso viral do verão e acabou atraindo um milhão de usuários e mais US$ 7 milhões em investimento de risco.

"Não está absolutamente claro que tomamos a decisão certa", admitiu Kapor.

Até agora, a reformulação da Fab.com também foi um sucesso. No primeiro dia, a empresa captou 175 mil novos usuários e gerou US$ 60 mil em vendas.

Algumas das maiores histórias de sucesso da web são produto de viradas. O serviço de fotos Flickr, por exemplo, começou como parte de um jogo on-line. Talvez haja mais viradas acontecendo porque os investidores estão decididos a não perder o próximo Facebook ou Groupon, por isso aplicam seu dinheiro em companhias inovadoras.

Kartik Hosanagar, um professor na Universidade da Pensilvânia, disse que é muito menos tabu reconhecer o fracasso no Vale do Silício do que em Hollywood. "A cultura do Vale do Silício inclui o fracasso", disse ele.

Ensaio - Jesse McKinley

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