Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Quando você não pode dizer "não" ao chefe

Por EILENE ZIMMERMAN

P. Seu tempo no trabalho está lotado,mas seu chefe lhe pediu para cuidar demais uma tarefa. Você diz "sim", apesar de saber que não tem tempo. Por quê?

R. Emsituações como esta, as pessoas muitas vezes dizem "sim" automaticamente, por medo, diz Jim Camp, um treinador de negociações em Dublin, Ohio. "Temos um verdadeiro desejo de não desapontar nossos chefes", diz ele. "As pessoas têm medo de que se disserem 'não' vão parecer incompetentes ou incapazes."

Matthew J. Kaplowitz, um psicólogo de Manhattan especializado em treinamento de executivos, diz que os funcionários geralmente não confiam na autoridade e têm dificuldade em ser francos sobre aceitar mais trabalho. "Quando lidamos com a autoridade, é um jogo desigual", diz ele.

P. O que você pode fazer em vez de dizer "sim" para um trabalho solicitado?

R. No início, manifeste gratidão por ter sido escolhido para uma nova tarefa, porque significa que seu chefe acredita em você, segundo Três Roeder, presidente da Roeder Consulting, uma consultoria de gestão de projetos em Cleveland e autor de "A Sixth Sense for Project Management" [Sexto Sentido na Gestão de Projetos]. Se você acha que talvez já tenha mais trabalho do que pode realizar, diga a seu chefe que precisa examinar os detalhes da nova tarefa para decidir se será capaz, diz Roeder. Você poderá descobrir que não conseguirá, mas responder "não" sem qualquer consideração dará a impressão de que você simplesmente não quer enfrentar a missão, segundo ele.

Se o trabalho precisa ser feito imediatamente, diga a seu chefe no que você já está trabalhando e, então, deixe-o decidir qual é a prioridade, diz Evelyn Williams, professora na Universidade Wake Forest na Carolina do Norte. "Pergunte o que você deve fazer primeiro.

Deve parar o trabalho em X e Y e terminar esse novo projeto primeiro?"

Outra opção é convocar mais pessoas para ajudar coma divisão de tarefas.

P. Ao aceitar o trabalho extra, você não consegue fazer tudo no prazo. Existe alguma forma de isso não acabar mal para você?

R. Comece calculando quanto tempo o projeto vai levar, então decida se há alguma maneira dele ser encaixado. Pense em maneiras rápidas de responder aos principais pontos do projeto e em um prazo realista, depois leve essa informação a seu chefe, explica a professora

Williams. Simplesmente dizer ao chefe que você não consegue fazer o trabalho poderia fazê-lo parecer menos competente.

Se não houver maneira de você fazer o trabalho no tempo previsto, assuma a responsabilidade dizendo que aceitou a tarefa sem pensar o bastante nas coisas, diz Camp.

P. Éu ma boa ideia tentar espremer o trabalho extra mesmo que você já esteja lotado?

R. Se o projeto aperfeiçoar suas técnicas ou fizer com que você seja notado pelos que podem promovê-lo, talvez valha perder algumas horas de sono. "Pense demaneira estratégica", diz Williams.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.