Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diretor de filmes bizarros continua a conquistar fãs

Por CHARLES LYONS

O filme "Ed Wood", feito por Tim Burton em 1994, parece ter dramatizado tudo o que o mundo precisa saber sobre Wood, um cineasta do trash.

Mas, no Festival Slamdance de Cinema, em Park City, Utah, os produtores Jason Insalaco e Jonathan Harris apresentaram o que descreveram como a única cópia impressa completa em existência de um piloto de TV de 22 minutos que pode suscitar uma nova apreciação de Ed Wood. Intitulado "Final Curtain", o piloto minimalista e estranho foi escrito, produzido e dirigido por Ed Wood em 1957.

A história de sua descoberta é quase tão bizarra quanto o próprio piloto. Para começar, o filme estava longe de estar tão perdido quanto imaginaram os dois produtores. Os telefonemas que um repórter fez a vários colecionadores de cinema o levaram ao Arquivo de Cinema & Televisão da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, um dos maiores acervos mundiais de imagens em movimento. Uma porta-voz do arquivo disse que uma cópia de "Final Curtain" foi entregue à instituição por um doador anônimo em 2010.

Esse fato não era do conhecimento da plateia ruidosa no Slamdance, autodescrito festival rebelde promovido simultaneamente com o de Sundance. "Final Curtain" foi recebido tão bem quanto se poderia esperar para um filme de Ed Wood. Pessoas da plateia irromperam em gargalhadas e até mesmo aplausos.

Insalaco, que é produtor executivo da KFI, da Clear Channel Radio, em Los Angeles, foi apresentado aos filmes de Ed Wood por seu tio-avô, o excêntrico ator Paul Marco. Este fez o papel do patrulheiro Kelton em vários filmes de Wood, entre eles o notoriamente péssimo "Plan 9 From Outer Space", que Marco levou Insalaco para ver quando era garoto.

Paul Marco, que tinha mencionado "Final Curtain" a Insalaco em diversas ocasiões, morreu em 2006 aos 78 anos. Duas semanas depois, Insalaco encontrou uma carta endereçada a Marco, detalhando os planos de Ed Wood para o piloto. Na carta, Wood escreveu que uma cópia já tinha sido feita. Mas onde estaria?

Insalaco, 37 anos, recebeu uma informação que o conduziu até um colecionador de cinema no vale de San Fernando, onde encontrou oito ou nove latas de filmes cheirando a vinagre. "Eu vi 'Wood' e vi 'Final'", contou. "E vi 'Final Curtain Ed Wood', o que despertou meu interesse imediatamente." Ele contatou seu amigo Jonathan Harris, 47, que é diretor de operações de vídeo da Crackle, plataforma de distribuição de vídeos para a Sony. "Num primeiro momento, não nos demos conta de que tínhamos o filme todo", contou Harris. A restauração levou um ano.

Rob Craig, autor de um livro de 2009 que faz uma avaliação da obra de Ed Wood, diz que há uma razão pela qual os filmes do diretor continuam a suscitar fascínio. Ele escreveu em um e-mail que Wood foi "um degenerado, sem um tostão furado no bolso, enganador descarado, alcoólatra inveterado e possivelmente insano".

Contudo, prosseguiu, "eu (e muitos outros concordam comigo) penso que os melhores trabalhos de Wood ("Glen or Glenda", "Plan 9 From Outer Space", "Night of the Ghouls") se aproximam muito do mundo dos artistas cinematográficos experimentais da época".

Em vista das limitações graves enfrentadas pelo diretor, escreveu Craig, o que Ed Wood criou foi "nada menos que mágico -e totalmente singular".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.