Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Miami vira novo palco de novelas em espanhol

Por AMY CHOZICK

MIAMI - Blanca Soto mudou-se do México para Los Angeles para ter uma vida melhor. Depois de uma década lutando por lá, ela se mudou para Miami, onde trabalha dez horas por dia, seis dias por semana. Seu emprego? Ela é uma estrela.

Hollywood pode estar perdendo estúdios de cinema para lugares mais baratos no exterior e os alicerces dos seriados em Nova York se foram, mas Miami desfruta um boom na produção de telenovelas, os folhetins diários tão populares entre o público latino-americano.

Cinco telenovelas estão sendo gravadas em Miami, contra apenas duas alguns anos atrás. No ano passado, os produtores gastaram US$ 40 milhões na área, comparado com US$ 11,5 milhões em 2009, segundo o Departamento de Cinema e Entretenimento do Condado de Miami.

As duas redes hispânicas predominantes nos EUA, Univision e Telemundo, estão aumentando a produção no sul da Flórida, atraídas por oportunidades de marketing, pelos descontos fiscais e pelo crescente público hispânico nos EUA.

Atores, produtores e roteiristas da América Latina desembarcaram na cidade. "Nós brincamos que a melhor coisa em Miami é estar tão perto dos EUA", disse Luis Balaguer, fundador e presidente da Latin World Entertainment, uma empresa de administração de talentos e de produção.

Para muitas estrelas, a mudança é bem-vinda por outro motivo: a criminalidade galopante no México. A transferência da produção para Miami é resultado dos generosos incentivos oferecidos pela Flórida, mas a crise habitacional no Estado tornou-se um atrativo de vendas para produtores que procuram cenários baratos.

As telenovelas são exibidas cinco noites por semana e exigem um ritmo de produção veloz. Uma temporada com 120 episódios custa cerca de US$ 3 milhões.

Balaguer explicou que ele diz aos atores para formar um público de hispânicos e depois migrar para as redes em língua inglesa. Seu mais famoso cliente, a atriz colombiana Sofia Vergara, destaque no seriado americano "Modern Family", conseguiu sua grande chance na Univision.

"Eu digo aos executivos das redes: se você gosta de uma atriz, mas sua babá não sabe quem ela é, é um problema", disse Balaguer.

As telenovelas "made in USA" apresentam mensagens sobre questões que afetam os hispânicos, como a diabetes e a importância da educação superior.

Mesmo assim, disse Cesar Conde, presidente da Univision Networks, "o triângulo amoroso ainda é a história principal".

De certa maneira, a indústria aqui reflete os primeiros dias de Hollywood. Os estúdios latinos ainda têm contratos exclusivos com os atores e não existem sindicatos. As novelas têm baixo orçamento, o que impede que as redes gastem muito com estrelas famosas. Em vez disso, eles as conseguem na América Latina ou fazem pesquisas entre talentos nacionais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.