Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Viajar ao espaço pode fazer mal aos olhos

Por KENNETH CHANG

O espaço não faz bem para a vista -a não ser que você seja míope, pois aí ele ajuda um pouco.

Viagens sem gravidade podem esmagar os globos oculares, inchar os nervos ópticos e borrar a visão, alterações que muitas vezes persistem durante um longo tempo após o retorno à Terra.

"Quando se fala em missões que podem durar dois anos, é preciso ter em mente que este pode ser um fator limitador", disse Larry Kramer, professor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston.

Kramer e seus colegas já colocaram mais de 35 astronautas em máquinas de ressonância magnética de alta resolução. Na revista "Radiology" publicada em março, eles relataram suas conclusões sobre os primeiros 27.

Quatro tiveram algum inchaço do nervo óptico. Em sete, o fundo de um ou ambos os globos oculares estava um pouco achatado. Essas anomalias, disse Kramer, se parecem com as de pacientes na Terra com uma condição em que a pressão dos fluidos aumenta.

Kramer disse suspeitar que o aumento da pressão esteja no cerne do problema.

Mas é cedo para descartar outras causas, afirmou ele, como a radiação à qual os astronautas são expostos no espaço.

O achatamento dos olhos é facilmente compensado por óculos, e nos míopes o grau diminui. Mas as ressonâncias também revelaram ondulações que distorcem a visão, segundo Kramer. O inchaço, se não for tratado, pode danificar a visão, possivelmente levando até a total cegueira.

Missões além da órbita baixa da Terra ainda vão demorar mais de uma década, então a Nasa terá tempo para encontrar soluções.

Richard Williams, médico da agência espacial, destacou que as alterações na visão detectadas até agora não tiveram efeitos sobre a capacidade dos astronautas para completarem suas missões a bordo da Estação Espacial Internacional.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.